Fim de uma era: Orkut sairá do ar ainda este ano

orkut

O Google anunciou na manhã desta segunda feira que vai descontinuar o Orkut a partir de 30 de setembro de 2014. Já a partir de hoje a rede não está mais aceitando novos cadastros. De acordo com a nota divulgada no blog oficial Google Brasil, Paulo Golgher, Diretor de Engenharia da empresa, afirma que o crescimento de redes como Youtube, Blogger e Google+ ultrapassou o do Orkut ao longo da última década, por isso a decisão em tirar a rede do ar.

“Foram 10 anos inesquecíveis (…). Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além”, diz Golgher.

Lançado em 2004, o Orkut definitivamente marcou a história das redes sociais. Até 2011 ele era a maior rede social do mundo em número de usuários. A concorrência apertou, no entanto, com a chegada do Facebook, que se popularizou enormemente nos últimos anos.

Os usuários do Orkut terão à sua disposição uma ferramenta que permite migrar seus perfis desta rede para o Google+. Será possível também exportar os dados de seus perfis, como fotos, mensagens e comunidades através do GoogleTakeout, disponível até dezembro de 2016.