As mudanças no Facebook não param. Dessa vez a rede social quer fazer uma limpeza no feed de notícias de seus usuários, removendo conteúdo repetido, spams e publicações que explicitamente pedem ao leitor para curtir, comentar ou compartilhar a postagem.
Segundo a rede, os usuários tendem a interagir com esse tipo de publicação, o que faz com que elas sejam visualizadas por cada vez mais pessoas e, consequentemente, as leva para o topo dos feeds de notícias. Com uma mudança no algoritmo, o Facebook pretende melhor detectar esse tipo de publicação, certificando-se de que elas não serão mais mostradas do que publicações mais relevantes de contatos e outras páginas.
Numa pesquisa de opinião, a rede de Mark Zuckerberg chegou a conclusão de que essas publicações são, em média, 15% menos relevantes aos usuários se comparadas a outras publicações com o mesmo nível de interação. Para o Facebook, “com o tempo, essas publicações levam o usuário a uma experiência menos agradável na rede, uma vez que elas tomam o lugar de conteúdo de amigos e páginas sobre as quais as pessoas realmente querem saber”.